Convidados

Ailton Krenak

Ambientalista e Escritor

Ailton Krenak pertence à etnia crenaque, é  ambientalista, escritor e uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Acaba de ganhar o prêmio Juca Pato de intelectual do ano.

Educadora e Ambientalista

Severiá Idioriê
é graduada 
em Letras 
Inglês - Português, mestre e especialista em Educação Escolar Indígena. 
Professora no MT, atua principalmente em educação e questões culturais indígenas.

Aline Pachamama

Escritora

Aline Pachamama é indígena da etnia Puri, historiadora, escritora e ilustradora. Doutora em História Cultural pela UFRRJ. Mestre em História Social pela Uff, Idealizadora da Pachamama Editora, (editora formada por mulheres indígenas).

Esmeralda Ribeiro

Escritora

Esmeralda Ribeiro, nascida em São Paulo, é escritora e jornalista. Faz parte da Geração Quilombhoje desde 1982, atuando em movimentos de combate ao racismo e na construção de uma literatura negra - com incentivo à participação da mulher -, a partir do resgaste da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras.

Reginaldo Prandi

Sociólogo e Escritor

Reginaldo Prandi é professor emérito da USP, é graduado em ciências sociais pela Fundação Santo André (1970). 

É autor de mais de 30 livros, incluindo obras de sociologia, mitologia, literatura infanto-juvenil e ficção policial.

Leonardo Boff

Teólogo e Escritor

Leonardo Boff é  teólogo

escritorfilósofo e professor universitário. Atualmente é professor emérito de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seu trabalho atual está relacionado principalmente às questões ambientais.

Ruy Castro

Escritor

Ruy Castro é  jornalista,

 biógrafo e escritor.  Autor de biografias como O Anjo Pornográfico (Nelson Rodrigues), 

Estrela Solitária (Garrincha), 

Carmen (Carmen Miranda) e de livros de reconstituição histórica, noção como Chega de Saudade (sobre a Bossa nova), Ela é Carioca (sobre o bairro de Ipanema, no Rio) e A Noite do Meu Bem (sobre o samba canção).

Sato do Brasil

Fotógrafo e Jornalista

Sato do Brasil é fotógrafo, jornalista, arte educador, diretor de arte, designer gráfico, cineasta e sushiman. Integrante dos coletivos casadalapa, Frente 3 de Fevereiro, Ocupe a Mídia, Aparelhamento, Condomínio Cultural e Jornalistas Livres. 

Lucas Afonso

MC e Poeta

Lucas Afonso é MC de RAP, apresentador do Slam da Ponta, foi Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias, na França, em 2016. Seu lançamento mais recente é o livro A Última Folha do Caderno.

Eloar Guazzelli

Ilustrador

Guazzelli   é  Artista plástico,  quadrinista, diretor de arte para animação.

Premiado em Mostras de Artes Gráficas e Festivais de cinema, obteve primeiro e segundo lugar do Jabuti 2015 na Categoria Adaptação para os Quadrinhos.

Jeferson De

Cineasta

Jeferson De estudou cinema na USP, onde foi bolsista da FAPESP com a pesquisa: “Diretores Cinematográficos Negros”. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”. Em 2003 dirigiu o filme "Carolina", sobre a vida da escritora Carolina Maria de Jesus.